Conta Banida em Marketplace - Liberdade de Expressão

Boa tarde.

Recentemente tive uma experiência terrível dentro do Marketplace da Shopee.

Estava no pós-venda em contato com um cliente, conversando sobre TDAH pois o filho da cliente possui a condição. Pois bem, ela me citou que iria começar um tratamento a base de óleo de cannabidiol e eu adentrei ao assunto e citei a palavra maconha, porém tudo isso aconteceu dentro do chat da Shopee, em uma conversa direta. Em nenhum momento foi feito apologia, menção a venda, compra, distribuição ou qualquer outra forma de crime relacionada a substância. Foi simplesmente a menção da palavra “maconha” por uma única vez no chat da plataforma e minha conta foi completamente banida da Shopee.

Já estava vendendo no Marketplace há 5 meses, mais de R$10.000 em vendas, tinha mais de 60 pedidos à enviar hoje e não poderei enviar por conta do empecilho causado pela detecção e banimento indevido do bot. Estou me sentindo completamente lesado por tudo isso, não só pelo fato de não poder me expressar e conversar sobre o assunto em questão com a minha cliente mas também pelo fato de estar perdendo todas as mais de 60 vendas do dia de hoje e todas as outras que iriam entrar nos dias posteriores.

Gostaria de me informar se isso seria passível de processo e como proceder em relação. Percebi também que a Shopee deixa passar de maneira relapsa no Google Ads palavras chaves que deixam entender mensagens absurdas quando pesquisado a mesma palavra “maconha” que gerou meu banimento da plataforma. Vou anexar uma imagem para contexto do que estou falando.

Estou chateado e até o momento sem minha principal fonte de renda, conto com a ajuda de algum especialista.

2 curtidas

Como ninguem falou ainda eu vou falar. O seu caso é muito complicado para falar aqui, o ideal é a procura de um advogado.

Em resumo, eu entraria com uma ação judicial contra a Shopee, pedindo o desbanimento e danos morais e materiais, mas a chance de êxito são razoavelmente pequenas.