Dica: Envio de proposta ao cliente

Orçamento, proposta… Como você informa seu valor para clientes?

Hoje venho compartilhar um pouco da minha experiência nesse tema pois por muito tempo fiquei perdida.

No início enviava diretamente por Whatsapp ou no corpo de um e-mail, já que era a forma como meus clientes de Direito de Família, Consumidor, Imobiliário ou Civil recebiam melhor.

À medida que migrei para o Direito Contratual, Empresarial e Propriedade Intelectual senti a necessidade de me profissionalizar, e assim fui alterando o estilo da proposta.

Basicamente percebi três modelos: (i) informal, (ii) formal via documento escrito e (iii) formal via documento ilustrado.

Informal é o modelo que mencionei no início. O cliente liga ou por meio do Whatsapp/e-mail são discutidos os valores, extensão da demanda, riscos e probabilidades. É a forma mais simples.

O segundo modelo, formal via documento escrito, é também uma ótima e prática opção.

Percebi como comum iniciar indicando os dados do cliente que receberá o documento e agradecendo a oportunidade. Em seguida, e essa ordem varia muito, é explicada a necessidade e abordadas as soluções oferecidas pelo advogado, criando o gancho perfeito para informar o valor e forma de pagamento. Por fim, é proveitoso que se insira a qualificação do candidato a procurador junto à introdução sobre o escritório e indicação se mais pessoas estão envolvidas na demanda, como advogados contratados.

Por fim, a abordagem acima pode atrair melhor os olhos do cliente caso feita no modelo documento formal ilustrado já que nem todos são exatamente fãs do documento branco.

Neste tipo a criatividade de cada um prevalece, mas é importante observar se você está sendo direto e a estética não está exagerada a ponto de dificultar o entendimento do leitor.

A minha apresentação é assim:
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Para abordagem do escopo e valores, envio com o seguinte estilo:
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Estes exemplos foram feitos via Photoshop, mas você pode usar os sites Canva e Figma, que tem inclusive modelos prontos, ou até mesmo o Power Point.

Esse é o estilo da minha preferência pois trabalho com clientes no segmento de criatividade e inovação, áreas com muito apelo visual, mas nem todo cliente gosta do que pode chamar de “firula”. Alguns preferem ir direto ao ponto. Vai muito de conhecer o seu público.

De qualquer forma, o foco deve estar no conteúdo e, mais importante, não deixe de elaborar um contrato após a aceitação!

Como vocês enviam as propostas? Já viram maneiras diferentes?

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Parabéns pela explanação, Dra.

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